Sexta, 14 Julho 2023 09:38

RODA DE CONVERSA SOBRE O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

RODA DE CONVERSA SOBRE O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA Foto: Ascom

Nesta última quinta-feira (13/07), foi realizada uma “roda de conversa” sobre o Programa Bolsa Família, destinada a orientar os beneficiários e esclarecer quaisquer dúvidas. O evento foi no plenário da Câmara Municipal de Jangada, e contou com a participação maciça da comunidade Jangadense.

A secretaria Marcela Mendes e sua valorosa equipe fizeram reunião repleta com muitas informações, suprindo dúvidas e ouvindo os presentes de forma bastante democrática. O papel da Secretaria Municipal de Ação Social é dar relevância e transparência aos programas administrados.

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda com condicionalidades na saúde e na educação.

São elegíveis ao Programa Bolsa Família as famílias inscritas no Cadastro Único em situação de pobreza.

As famílias beneficiárias no Programa Bolsa Família devem cumprir as seguintes condicionalidades:

Na Saúde:

• Realização de pré-natal;

• Cumprimento do calendário nacional de vacinação; e

• Acompanhamento do estado nutricional das crianças com 07 anos incompletos.

Na Educação:

• Frequência escolar mínima de 60% (sessenta por cento) para as crianças de quatro e cinco anos de idade;

• Frequência escolar mínima de 75% (setenta e cinco por cento) para crianças e adolescentes de seis a dezessete anos de idade;

O Programa é composto pelos seguintes benefícios:

• Benefício Renda de Cidadania + Benefício complementar para atingir o piso de R$ 600,00

• Benefício de Primeira Infância por criança até 6 anos no valor de R$ 150,00

• Benefício Variável familiar para gestantes, crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos de R$ 50,00