Sexta, 05 Mai 2023 21:16

Por: Da Assessoria
MPMT lança pesquisa para ouvir sociedade sobre áreas prioritárias com participação de Jangada e Rosário Oeste Da Assessoria

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) realizou nesta sexta-feira (05/05) uma nova fase do processo de formulação do novo ciclo do Planejamento Estratégico Institucional (PEI). O objetivo é ouvir a opinião e as necessidades apontadas pela sociedade para aprimorar a atuação e estabelecer as prioridades para o próximo ciclo.

A audiência pública foi conduzida pelo ilustre Dr. Alexandre Balas, promotor de Justiça da Comarca de Rosário Oeste.

Estavam presentes autoridades e representantes de segmentos sociais dos dois municípios envolvidos. O prefeito Rogério Meira foi representado pelo assessor Dr. Emerson Andrade. Estiveram na reunião também o vice-prefeito Dejacir, presidente Danilo Machado, Joel Mialho, Cristielle (assistente social CREAS), Leanderson (conselheiro tutelar), Francislaine (secretária executiva da ação social) e Mauro.

O processo de formulação do novo PEI está dividido em três etapas: realização de diagnóstico, definição de diretrizes estratégicas e desdobramento da estratégia.

O Ministério Público para captar as necessidades sociais e por meio das escutas locais nas promotorias, que poderão ser feitas por reuniões ou audiências públicas.

Os cidadãos deram opiniões e votaram sobre a prioridade na área atuação finalística do MPMT divididas em cinco áreas: 1) Cidadania e Consumidor; 2) Criança e Adolescente; 3) Meio Ambiente; 4) Probidade e Patrimônio Público; 5) Criminal.

Os envolvidos puderam opinar sobre os temas abordados e sugerir novo tema/assunto para apreciação.

Próximas etapas - Após a realização das escutas sociais, terá início a segunda etapa do processo de formulação do PEI, que trata da elaboração de diretrizes estratégicas e compreende a definição da “identidade organizacional” (mapa, visão, valores e propósitos) e da “cesta de objetivos estratégicos”. Na sequência, vem a terceira etapa com as fases de modelagem de “indicadores de metas” e desdobramentos em “iniciativas”. “Terminado esse trabalho, consolidaremos a construção do PEI, que será submetido ao Colégio de Procuradores de Justiça até o fim de 2023.

Ao final da reunião, altamente propositiva, foram externadas opiniões sobre o trabalho do ministério público, abrindo para críticas ou apontamento de alguma dificuldade, mas ficou demonstrado o alto índice de confiança e satisfação nas tarefas desenvolvidas pelo Dr. Alexandre Balas, representante da promotoria.

“Esse dia foi muito importante na formulação de prioridades, sendo uma audiência muito participativa. O Ministério Público é um dos mais relevantes órgãos e com credibilidade perante os cidadãos. Aqui em Rosário temos um promotor firme, correto e muito acessível ao diálogo, procurando a resolução dos problemas de forma muito transparente e pontual. Fiquei muito feliz em participar e representar nosso prefeito Rogério Meira”, disse Dr. Emerson Andrade

Fotos do dia: